O Rendimento Social de Inserção (RSI), consiste numa prestação incluída no Subsistema de Solidariedade, no âmbito do Sistema de Proteção Social de Cidadania, e num Programa de Inserção. É uma medida que permite às famílias um nível de rendimento tido como limiar indispensável para a sobrevivência.
Pretende-se conferir às pessoas e seus agregados familiares, apoios adaptados à sua situação pessoal, que contribuam para a satisfação das suas necessidades essenciais e favoreçam a progressiva inserção laboral, social e comunitária. O RSI é uma medida que permite às famílias um nível de rendimento tido como limiar indispensável para a sobrevivência.
Esta realidade, cada vez mais evidente nos nossos dias, levou à necessidade de criar um modelo multidisciplinar, cuja principal preocupação é o ser humano como um todo. Nesse sentido, em 2007 foi celebrado um Protocolo de Cooperação entre o Centro Distrital de Aveiro do I.S.S., I.P. e a Fundação CESDA, com o objetivo de fazer o acompanhamento dos beneficiários do RSI.
O Protocolo de RSI vigente acompanha residentes na freguesia de Esgueira que beneficiam da medida.
Constituíram-se Equipas de Trabalho, compostas por técnicos e auxiliares de ação direta, que atuam no sentido da motivação para que seja o próprio utente a lutar para combater as suas carências e disfuncionalidades, previamente diagnosticadas. Através de uma comunicação assertiva - o saber ouvir, criar empatia, resolver problemas e conflitos – é possível persuadir os utentes a caminharem na direção da inserção, da interpretação dos seus direitos e também dos seus deveres, perspetivando a mudança.
Esta Equipa orienta a sua intervenção junto das famílias, dignificando dessa forma o estatuto de beneficiário, trabalhando-se competências que, por vezes, se encontram apenas adormecidas pela falta de esperança, pela descrença de uma vida e que, quando acordadas pela proximidade da equipa e prontidão na intervenção, permitem recuperar a perspetiva de poder novamente “caminhar”.
Outras informações e documentos específicos estão disponíveis na página “Documentação”.
_________________________________
Os formulários disponíveis em download podem ser utilizados, mediante impressão, devendo ser entregues presencialmente ou enviados pelo correio às instituições de segurança social competentes, devidamente preenchidos e acompanhados dos meios de prova nele indicados.
Galeria de imagens